On Grid ou Grid Tie - Ligado na rede:

Os sistemas On Grid são conectados à rede elétrica, por isso, sempre que houver excedente de energia gerada pela luz solar, a mesma é armazenada na rede elétrica que é convertida em crédito junto a distribuidora gerando descontos na sua conta independente do período do dia. Se a energia gerada não for suficiente, a rede elétrica compensa o que faltar.

Híbrido - Ligado a rede pública e utiliza baterias:

Sistemas fotovoltaico híbrido - gera créditos energéticos para abatimento do consumo de energia (promovendo a redução dos valores da conta de luz) e também oferece segurança contra apagões, porque integram um banco de baterias e conseguem alimentar diretamente os aparelhos consumidores de energia elétrica. Os inversores híbridos são, ao mesmo tempo, on-grid(inversores grid-tied) e off-grid (inversores autônomos). O funcionamento é alterado automáticamente quando ocorre a queda de energia.

Off Grid :

Sistemas isolados ou Off Grid são caracterizados por não estarem conectados à rede elétrica. Esse sistema é utilizado para uso local e epecífico, abastecendo diretamente os aparelhos que utilizarão a energia. Esta solução é bastante utilizada em locais remotos que não possuem ligação em distribuidoras de energia. Aqui, a energia produziada é armazenada em baterias e não na rede elétrica, essas baterias garantem o abastecimento em períodos sem sol.

Saiba mais

Desde 2012, a Agência nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que regulamenta o setor, possibilita que cada residência, empresa ou indústria produza sua própria energia a partir da luz solar, diminuindo sua fatura com energia elétrica, gerando independência das concessionárias e distribuidoras e fomentando a energia limpa. O proprietário arca com todo o processo de instalção, que se paga em cerca de 6 anos, e minimiza em até 95% seu gasto com energia elétrica por 25 anos!